São Paulo, 16/9/2003 (Agência Brasil - ABr) - O consumidor está preocupado em limpar o nome, é o mostra pesquisa realizada pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal, da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). Na primeira quinzena de setembro, o número de registros cancelados junto ao Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), ou seja, de dívidas pagas, teve aumento de 19,6% na comparação com o mesmo período de 2002, enquanto o número de novos inadimplentes acusou redução de 7,4%, o que reflete a retração das vendas a prazo dos últimos meses.
Segundo o economista da entidade, Marcel Solimeo, apesar da recuperação do crédito, as consultas ao SCPC e ao UseCheque recuaram 1,7% na comparação com setembro de 2002, indicando que a esperada recuperação das vendas ainda não está ocorrendo."O efeito das medidas monetárias não é imediato", disse Solimeo.
Ele espera que a tendência de queda na taxa básica de juros (Selic), além dos compulsórios, possa reaquecer as vendas no final do ano. "O que sinalizaria para uma recuperação do varejo no início de 2004", afirmou Solimeo.