Mídia superestima números da violência no Brasil, diz ministro do Turismo

16/09/2003 - 14h43

Rio, 16/9/2003 (Agência Brasil - ABr) - O ministro do Turismo, Walfrido Mares Guia, disse hoje que os números da violência no Brasil são superestimados pela mídia e que a questão da segurança não afugenta os turistas do país. Para ele, a violência nas grandes cidades brasileiras não é maior do que nos grandes centros urbanos dos Estados Unidos ou da Europa, onde, no entanto, as notícias ficam restritas às páginas policiais.

Walfrido Mares Guia informou que, no ano passado, o Brasil recebeu 3,8 milhões de turistas estrangeiros. Para este ano, a expectativa é receber 4,2 milhões de visitantes. O ministro disse que não acredita que a morte do comerciante chinês Chan Kim Chang, supostamente provocada por torturas em uma penitenciária do Rio de Janeiro, vá prejudicar o turismo internacional.

Ao participar do seminário "Nova agenda para o turismo", no auditório do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o ministro destacou que a qualificação dos serviços e profissionais do setor é uma das prioridades do Plano Nacional do Turismo, já que as estatísticas mostram que a pessoas que vêm ao Brasil não ficam satisfeitas com os serviços prestados. "Todo mundo investe na qualidade dos serviços prestados ao turista, e nós temos que copiar, pois é inadmissível um motorista de táxi com a gola da camisa suja, enquanto no Japão eles usam até luvas brancas", lembrou o ministro.