Seminário na Câmara discute relatório sobre alfabetização no Brasil

15/09/2003 - 10h48

Brasília, 15/9/2003 (Agência Brasil - ABr) - Cerca de 60 por cento das crianças da 4ª série do ensino fundamental não sabem ler e 52% não conhecem as operações básica da matemática. Cerca de 80% das crianças que chegam à 8ª série não têm condições de ler e entender o que é publicado nos jornais. Os dados fazem parte do relatório "Alfabetização Infantil: Os Novos Caminhos" que será entregue ao ministro da Educação, Cristovam Buarque, na quarta-feira (17).

O relatório cita que o Brasil ficou em último lugar nos testes realizados em 32 paises para avaliar o atraso no desenvolvimento escolar. De acordo com a secretária de Educação Infantil e Fundamental do MEC, Maria José Feres, a situação é "de tragédia, pois não adiante manter as crianças nas escolas pela matrícula: a criança tem de permanecer na escola para aprender". Ela acrescentou que esta é a atual linha do Ministério: "garantir às crianças uma inclusão real".

Com o objetivo de resolver o problema, a secretária informou que o programa "Toda Criança Aprendendo" ampliará o período de Ensino Fundamental de oito para nove anos. E as crianças começarão a estudar mais cedo, aos seis anos de idade. Um monitoramento da aprendizagem será executado por meio de avaliação externa das escolas, segundo Feres, junto com a ampliação do tempo na escola que poderá, a partir do programa, ser integral.

O relatório é tema do seminário que se realiza no auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados, promovido pela Comissao de Educação e Cultura. De acordo com o presidente a comissão, Gastão Vieira (PMDB-MA), o relatório será entregue também ao presidente Lula. "Queremos colocar esse tema na pauta de discussão da educação brasileira, pois os alunos estão acabando o ensino fundamental sem dominar a leitura e a escrita", frisou o deputado.