Ministro receberá relatório de comissão da Câmara sobre alfabetização

15/09/2003 - 12h09

Brasília, 15/9/2003 (Agência Brasil - ABr) - Cerca de 60% das crianças da 4ª série do ensino fundamental não sabem ler e 52% não conhecem as operações básicas da matemática. Aproximadamente 80% das crianças que chegam a 8ª série não têm condições de ler e entender o que é publicado nos jornais. Os dados fazem parte do relatório "Alfabetização Infantil: Os Novos Caminhos", produzido pela Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados, que será entregue na quarta-feira (17) ao ministro da Educação, Cristovam Buarque.

O relatório cita que o Brasil ficou em último lugar nos testes feitos em 32 países para avaliar o desempenho e o desenvolvimento escolar dos alunos. De acordo com a secretária de Educação Infantil e Fundamental do Ministério da Educação, Maria José Feres, a situação é "de tragédia, pois não adianta manter as crianças na escola pela matrícula. Elas devem permanecer na escola para aprender. Esta é a atual linha do ministério: garantir às crianças a inclusão real".

A secretária lembra que para resolver o problema o Ministério da Educação lançou, em junho, o programa "Toda criança aprendendo", que pretende implantar uma política nacional de formação e valorização dos professores com a criação de um piso salarial nacional. De acordo com Feres, uma das metas é ampliar o período do Ensino Fundamental de oito para nove anos. Além disso, as crianças vão começar a estudar mais cedo, aos seis anos de idade. Um monitoramento da aprendizagem será realizado por meio de avaliação externa das escolas, junto com a ampliação do tempo na escola que poderá ser integral, a partir da implementação do programa. "Vamos fortalecer os sistemas estaduais de avaliação para que se possa garantir um melhor controle da aprendizagem. Além disso, vamos ampliar a jornada na escola de maneira progressiva até chegar à escola de tempo integral, de preferência nas regiões metropolitanas e capitais", explicou.

O relatório, que procura traçar um diagnóstico do ensino fundamental no Brasil, utiliza dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e da Avaliação Internacional de Competência de Leitura (Pisa), promovida pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). De acordo com o presidente da Comissão de Educação e Cultura, deputado Gastão Vieira (PMDB-MA), o documento será entregue também ao presidente da República. "Queremos colocar esse tema na pauta de discussão da educação brasileira, pois crianças estão concluindo o ensino fundamental e, às vezes, o médio sem dominar a leitura e a escrita", disse.

Para o pesquisador José Moraes, da Universidade de Bruxelas, também coordenador do grupo responsável pela apresentação do relatório, a educação infantil no Brasil precisa de ações urgentes para melhorar a alfabetização das crianças. "A primeira coisa a se fazer é seguir no país os novos conhecimentos das ciências cognitivas da leitura e, com base nesses conhecimentos, melhorar os programas de alfabetização", destacou.