BB e Banco Santos lideram lista das instituições que mais receberam reclamações

15/09/2003 - 17h27

Brasília, 15/09/2003 - (Agência Brasil-Abr) - O Banco do Brasil e o Banco Santos lideram a lista das cinco instituições com maior número de reclamações feitas por clientes ao Banco Central no mês de agosto, divulgada hoje. Fazem parte da lista os bancos com mais e com menos de um milhão de clientes protegidos pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC).

Na lista encabeçada pelo BB, das instituições com mais de um milhão de clientes, aparece em segundo lugar o ABN AMRO, em terceiro, o HSBC Bank Brasil, em quarto, o Unibanco, e em quinto lugar, o Santander/Banespa. No ranking das instituições com menos de um milhão de clientes, o banco Panamericano aparece em segundo lugar, seguido pelo Safra, o Banco do Nordeste do Brasil e o Banco Regional de Brasília (BRB).

O Banco Central não informou quais foram as principais reclamações dos clientes, mas em meses anteriores, as maiores queixas costumam estar relacionadas a filas, atendimento, tarifas elevadas e uso obrigatório do caixa expresso. A lista é feita desde março do ano passado.

A expectativa do BC com a divulgação do ranking é levar as instituições a oferecer ao cidadão um serviço de melhor qualidade. O índice de reclamações foi obtido dividindo-se o número de queixas pelo número de clientes e multiplicando por cem mil. Com a média, foi possível identificar os bancos que têm o maior e o menor índice de reclamações.

As reclamações podem ser feitas à Central de Atendimento do Banco Central, pelo telefone (0800 99 2345) ou pelo endereço eletrônico (www.bcb.gov.br).