Suplicy se diz "simpático" a plebiscito sobre a Alca

12/09/2003 - 15h44

Brasília, 12/9/2003 (Agência Brasil - ABr) - O presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado, Eduardo Suplicy (PT-SP), declarou-se "simpático" ao projeto do senador Saturnino Braga (PT-RJ) que propõe um plebiscito oficial sobre a integração do Brasil
à Área de Livre Comércio das Américas (Alca). Suplicy destacou a importância da consulta popular nessa decisão.

Em plebiscito não-oficial, organizado por movimentos sociais em 2002, mais de 10 milhões de pessoas votaram pelo fim da participação do país nas negociações da Alca. Pela proposta de Saturnino, uma apreciação popular sobre o assunto deve ser regulamentada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O projeto está hoje na Comissão Parlamentar Conjunta do Mercosul (Mercado Comum do Sul). O presidente da comissão já havia se pronunciado a favor do plebiscito, mas a relatora do grupo, a senadora Ideli Salvatti (PT-SC), quer convocar uma audiência pública para a discussão.

Para a audiência, marcada inicialmente para o dia 2 de outubro, serão chamados os ministros José Dirceu, chefe da Casa Civil, e Celso Amorim, das Relações Exteriores, o presidente da Frente Parlamentar de Acompanhamento da Alca, deputado Luiz Eduardo Greenhalgh (PT-SP), a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e o senador Suplicy. A conclusão do acordo da Área de Livre Comércio das Américas está prevista para janeiro de 2005.

Carlos Gustavo Yoda