Busca a tripulantes de pesqueiro desaparecido no Sul termina sem sucesso

11/09/2003 - 19h10

Porto Alegre, 11/9/2003 (Agência Brasil - ABr) - A equipe de resgate da Marinha encerrou, no fim da tarde de hoje (11), sem sucesso, mais um dia de buscas na costa gaúcha, onde o navio Pesca Chile II desapareceu no último domingo (7), com 10 tripulantes a bordo. O grupo de resgate é composto pelo navio-patrulha Benevente, do V Distrito Naval, de Rio Grande (RS), um avião Hércules C-130 da Força Aérea Brasileira (FAB) e os pesqueiros Andréas I e Yamaya III.

O comandante do Setor de Operações do V Distrito Naval, capitão-de-fragata Paulo Fernandes Baltoré, acredita que ainda é possível encontrar os tripulantes com vida, porque o pesqueiro tinha duas balsas salva-vidas, com alimentos que dariam para sete dias. Ele informou que o tempo melhorou, assim como as condições de visibilidade no mar, que ontem estava muito revollto, com ondas de até quatro metros. Mesmo assim, disse Baltoré, os tripulantes estariam seguros nas balsas salva-vidas

O barco uruguaio Pesca Chile II, alugado por uma empresa brasileira, deixou o porto de Itajaí, em Santa Catarina, no dia 30 de agosto. Domingo à tarde, um sinal com o pedido de socorro emitido pela bóia de emergência foi detectado no Chile. O barco pescava atum, a 140 milhas da costa, no Rio Grande do Sul, tendo a bordo 10 tripulantes: seis paulistas, três catarinenses e um chileno.