Rio, 10/9/2003 (Agência Brasil - ABr) - O arquiteto Roberto Segre lança no próximo dia 16, no Rio Design Center, o livro "Arquitetura Brasileira Contemporânea", com apresentação de Oscar Niemeyer. A publicação discute os caminhos da arquitetura brasileira na mudança do milênio, a partir da análise de 48 obras. Entre os arquitetos estão: Oscar Niemeyer, Paulo Mendes da Rocha, Índio da Costa, Paulo Casé, Ruy Ohtake, Cláudio Bernardes, João Filgueiras Lima (Lelé) e Nelson Dupré .
O autor aborda as diversas tendências a partir dos anos 90, analisando-as e comparando-as dentro das temáticas: Intervenções Urbanas; Memória e Modernidade; Escritórios e Edifícios Comerciais; Cultura e Educação; Saúde, Lazer e Produção; Casas e Prédios Residenciais; A Procura de Novos Caminhos.
No lançamento, às 18h30, o diretor da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Pablo Benetti, fará uma palestra sobre arquitetura contemporânea.
Em São Paulo, o livro será lançado no dia 19 próximo, na Livraria Prolivros, durante a Bienal Internacional de Arquitetura.
Trata-se de uma obra em edição bilíngüe (português/inglês), com 204 páginas ao preço de R$ 85,00.