Brasília, 2/9/2003 (Agência Brasil - ABr) - Um dos grandes mistérios da ciência cognitiva - a questão de como e quando as crianças pequenas aprendem o comportamento de objetos (como saber que quando uma bola rola para trás de um mesa, ela provavelmente sairá pelo outro lado) - foi resolvido por uma equipe de psicólogos da Universidade de Nova York, nos Estados Unidos. O trabalho foi publicado na revista científica "Proceedings of the National Academy of Sciences".
Antes, os cientistas acreditavam que as crianças aprendiam esse conceito pela exploração manual. No entanto, pesquisas posteriores indicaram que elas apresentam entendimento dos objetos mesmo antes de terem a habilidade de alcançar e pegar, levando os estudiosos a acreditar que esse conhecimento pode ser algo inato. A pesquisa atual, liderada pelo psicólogo Scott Johnson, apresenta as primeiras provas de que as crianças na verdade aprendem como os objetos se comportam por meio de observação quando muito pequenas, entre os 3 e os 6 meses de idade.
Durante o estudo, utilizou-se uma técnica única de rastreamento do olhar. Os bebês tiveram de observar uma tela de computador de 32 polegadas que apresentava uma bola rolando horizontalmente de um lado para o outro. Depois de dois minutos de exposição, era então mostrada uma bola se movimentando pelo mesmo espaço de tela, mas temporariamente oculta por uma caixa no meio do caminho. Com uma câmera que gravava os movimentos do centro da pupila e da córnea, os cientistas obtiveram dados sobre as posições dos olhos dos bebês em diversos estágios. O interesse era descobrir se eles antecipariam o surgimento da bola do outro lado da caixa.
A experiência mostrou que as crianças expostas à trajetória inteira da bola tiveram mais facilidade para antecipar o movimento quando ela era escondida. Os psicólogos também descobriram que bebês de 6 meses já entendiam os fundamentos dos comportamentos de objetos, o que sugere que eles aprenderam isso antes da pesquisa. Além disso, foi descoberto que as crianças aprendem mais rápido pela observação do que com a manipulação. (BBC Brasil)