Brasília, 2/9/2003 (Agência Brasil - ABr) - O presidente da Confederação Brasileira de Handebol (CBHb), Manoel Luiz de Oliveira, está otimista diante das Ligas Nacionais Feminina e Masculina deste ano, que têm início nesta semana.
O torneio feminino tem estréia marcada para o dia 4, enquanto que os atletas do masculino iniciam a disputa no dia 11. A Liga Nacional feminina segue até o início de novembro, em função da participação da Seleção Brasileira no Mundial da Croácia, entre 30 de novembro e 14 de dezembro. Já a competição masculina termina em meados de dezembro.
Segundo Oliveira, a expectativa é extremamente positiva. "No ano passado, tivemos menos clubes participando da competição. Este ano, a Liga Feminina vai contar com a volta da equipe da Ulbra, e a masculina com a presença de times cariocas e mineiros. Com certeza, o campeonato vai ter um nível melhor e vai proporcionar grandes espetáculos para o público."
Ele disse, ainda, que as medalhas de ouro conquistadas pelas Seleções Feminina e Masculina no Pan-Americano de Santo Domingo deram motivação para modalidade. "As conquistas motivaram os atletas e os clubes, além de ter dado uma bela repercussão. O fato de a Liga contar com medalhistas será um atrativo a mais para a competição, o que levará mais torcedores aos ginásios", declarou.
O torneio feminino contará com oito equipes: Unimed ABC / Santo André, CER Águias de Nova Gerte, AEVV / Univila, CE Mauá / Universo, Ulbra / São José do Rio Preto, Metodista / MESC / São Bernardo, Unicel / Osasco e São Paulo / Guaru. Na fase classificatória, as equipes jogarão entre si em turno e returno. As quatro melhores classificadas seguem para as semifinais, que serão disputadas em cruzamento olímpico, em melhor de dois jogos. Os vencedores brigam pelo ouro da competição, também em duas partidas. O atual campeão da Liga Nacional é o Guaru / Palmeiras.
A Liga Nacional Masculina será disputada da mesma forma na fase classificatória. As mudanças aparecem nas semifinais e nas finais, que serão jogadas em melhor de três confrontos. Os representantes do campeonato masculina são: Unifil Londrina / C. Londrinense, E.C. Pinheiros, Clube Olímpico Maringá, ADIEE / FME / Florianópolis, Ipatinga / Aspas 7 de Outubro, Metodista / São Bernardo, Rio Handebol Clube e IMES / Santa Maria / São Caetano. Metodista / São Bernardo, última campeã, briga pelo sétimo título.