Rio, 2/9/2003 (Agência Brasil - ABr) - A comunicação entre a sociedade e a Eletrobrás vai ficar mais fácil a partir de agora, com a criação de uma ouvidoria na na empresa. A ouvidoria será dirigida pelo advogado Francisco de Assis Chagas de Mello e Silva, ex-consultor jurídico de Furnas e da Lightpar, que vai atuar como interlocutor e mediador, recebendo queixas, denúncias e sugestões relativas à Eletrobrás e também às subsidiárias do sistema. Para a empresa, o mais relevante é a troca de idéias que deverá ocorrer com a ouvidoria.
Segundo nota divulgada pela Eletrobrás, a ouvidoria detém duas características essenciais: imparcialidade e independência. "O ouvidor serve à sociedade e ao Estado e só a estes deve satisfações", diz a nota, acrescentando que o setor vive um momento de efervescência no campo dos desafios, com a rediscussão do papel dos agentes. A nota destaca também os interesses conflitantes entre geradoras e distribuidoras, estatais ou privadas e o excesso de oferta de energia de algumas e a carência de outras e o endividamento das empresas. Por isso, conclui a nota, a ouvidoria precisa de idéias criativas e não convencionais.
Os contatos com o ouvidor podem ser feitos pessoalmente na Eletrobrás, na Avenida Presidente Vargas, 409, 15º andar, pelos telefones (021) 2514-5891, 2514-5892, pelo e-mail frassis@eletrobrás.com ou pelo fax (021) 2224-1529.