Brasília, 1/9/2003 (Agência Brasil - ABr) - A campanha "Quem financia a baixaria é contra a cidadania", lançada em 2002, já recebeu mais de 2 500 reclamações de programas de TV. Os maiores alvos são "Eu vi na tv", de João Kleber, Programa do Ratinho, Big Brother, Faustão e Cidade Alerta, principalmente devido a cenas com apelação sexual, exposição de pessoas ao rídiculo e pegadinhas maldosas. O balanço da campanha foi apresentado hoje pelo deputado Orlando Fantazzini (PT/SP) aos integrantes do Conselho de Comunicação Social do Congresso, que conheceram também o projeto de lei do deputado que cria o código de ética para a televisão brasileira. Segundo Fantazzini, a campanha tem como objetivo melhorar a qualidade dos programas televisivos e também está abrindo um canal de diálogo entre os integrantes da comissão e as direções das emissoras.
As reclamações podem ser feitas através dos sites: www.eticanatv.org.br ou pelo telefone 0800.619619. A partir daí, os integrantes da comissão fazem uma análise de seus conteúdos e entram em contato com as emissoras para que elas tomem providência no sentido de alterar a programação.
Em relação ao projeto do Código de Ética para a Televisão, os conselheiros propuseram um amplo debate para elaboração de uma proposta alternativa a fim de melhorar a programação das emissorasde TV. Fantazzini afirmou que participará do debate, para que certas cenas não sejam levadas ao ar. Ele defende a participação das emissoras de forma propositiva e crítica para aprimorar o projeto. Pela proposta, Fantazzini pretende impedir a veiculação de determinadas cena e situações que chocam e agridem os telespectadores. Segundo o deputado, não se trata de volta da censura e nem se pretende tirar programas do ar, mas sim estabelecer parâmetros para as programações.