Rio e da Noruega firmam acordo de cooperação técnica nos setores de petróleo e naval

28/08/2003 - 15h44

Rio, 28 (Agência Brasil – Abr) – Os governos do Rio de Janeiro e de Stavanger, na Noruega, firmaram Acordo de Cooperação Técnica que prevê intercâmbios nos setores de petróleo, naval, tecnológico, energético e esportivo-cultural. Firmado com a interveniência da Organização dos Municípios Produtores de Petróleo (Ompetro), o acordo vai permitir a agregação de tecnologias ao processo de exploração e produção de petróleo no estado, além de atrair novas empresas norueguesas para o país.

O acordo foi assinado na Noruega pelo secretário estadual de Energia, Indústria Naval e Petróleo do Rio, Wagner Victer, e pelo prefeito da cidade de Stavanger, Leif Sezland. O representante do governo estadual coordena uma missão empresarial com cerca de 30 integrantes.
De acordo com informações divulgadas pelo Palácio Guanabara, o secretário já acertou a visita ao Brasil, em início de outubro, do casal real norueguês, o Rei Harald e a Rainha Sonja. A comitiva norueguesa será composta por cinco ministros de estado, entre eles o da área de Petróleo e Energia, e também por cerca de 100 empresários interessados em conhecer os setores de petróleo – onde o Brasil é líder na exploração em águas profundas – construção naval, pesca e tecnologia.

Uma das maiores regiões produtoras de petróleo do Mar do Norte, Stavanger é a segunda cidade daquela região a receber uma missão empresarial do governo do Rio – que também já visitou, em 1999, a cidade de Aberdeen, na Escócia, onde foi firmado acordo semelhante.