Brasília, 28/8/2003 (Agência Brasil - ABr) - A seleção brasileira foi superada pela Suíça, onterm à noite, por 22 a 29 (10 a 15 no primeiro tempo), no Ginásio Costa Cavalcanti, em Foz do Iguaçu (PR). O artilheiro do jogo foi o armador Bruno, que marcou 13 vezes para o time da casa. Esta foi a segunda derrota da equipe nacional no Campeonato Mundial Júnior Masculino de Handebol. Agora, o Brasil parte para o tudo ou nada diante do Kuwait amanhã (29), às 20h, no Ginásio Joelson Marcelino, na vizinha São Miguel do Iguaçu. Uma vitória significa a classificação para a segunda fase do Mundial.
O armador Diogo lamentou o fato de a seleção ter perdido a chance de garantir a classificação e, por conseqüência, de terminar a primeira fase na vice-liderança do Grupo C. O resultado assegurou a Suíça e a Eslovênia nas primeiras colocações da chave. "Treinamos durante dois anos para este jogo, pois uma vitória seria importante para pegarmos um cruzamento mais fácil na segunda fase. Agora, temos uma tarefa mais difícil se conseguirmos a classificação, pois na nossa frente estará o líder do Grupo D, que deve ser a forte Espanha", disse o atleta, apontando a principal falha brasileira: "Conseguimos quebrar a defesa deles e impor nossas ações ofensivas em vários momentos, mas faltou continuidade".
Na opinião do treinador Washington Nunes, o Brasil soube equilibrar o confronto até os 20 minutos do primeiro tempo. "Faltou controle nos últimos 10 minutos da primeira etapa. Havia possibilidade de vitória contra os suíços, trabalhamos muito para isto e, emocionalmente, a equipe estava bastante empenhada. Agora, temos de manter um nível de concentração muito alto para enfrentar o Kuwait". O ponta-esquerda Pit destacou o lema da equipe para o próximo e decisivo jogo. "É vencer ou vencer. Iremos reestruturar o grupo e entrar com força total", avisou.
A Eslováquia conquistou sua primeira vitória no torneio e embolou o Grupo D. A equipe venceu o Catar por 24 a 18 (11 a 8) e manteve suas chances de classificação para a próxima fase. O europeu Martin Stranovsky foi o artilheiro da partida, com oito gols. Já a Suécia, uma das favoritas ao título, não teve dificuldades para vencer a Argentina por 33 a 19 (17 a 8). O resultado mantém a equipe na liderança do Grupo B, com três vitórias, e a classificação antecipada para a próxima fase. O destaque do confronto foi o camisa 10 Kim Andersson, que marcou oito gols, tornando-se artilheiro do jogo. Já a Seleção de Porto Rico esgotou a suas chances de classificação ao ser derrotada pelo Kuwait por 22 a 27 (11 a 12). Dois jogadores dividiram a artilharia do confronto, com oito gols cada um: o porto-riquenho Alberto Rivera e Al Allaf, do Kuwait.