Avião que trará corpo de Vieira de Mello sai daqui a pouco do Rio para Genebra

20/08/2003 - 19h46

Brasília, 20/8/2003 (Agência Brasil - ABr) - O Ministério das Relações Exteriores confirmou, há pouco, que o boeing 707da Força Aérea Brasileira que trará o corpo do diplomata Sérgio Vieira de Mello de Bagdá, no Iraque, para o Brasil, vai decolar dentro de 40 minutos da Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro. O avião segue para Genebra, na Suíça, onde embarcam os dois filhos e a viúva do alto comissário da ONU, assinado ontem no Iraque. Eles vão fazer o translado do corpo até o Brasil.

O Itamaraty confirmou que os diplomatas Adolf Westphalen, diretor-geral de Assuntos Consulares e Jurídicos do ministério, e o conselheiro Carlos Roberto Pena, sub-chefe do gabinete do chanceler Celso Amorim, vão embarcar na Base Aérea de Brasília, também rumo a Genebra.

O corpo de Sérgio Vieira de Mello será velado no Rio de Janeiro e sepultado na cidade francesa de Thonom, ao lado de Evian, na fronteira com a Suíça.

O avião da Força Aérea Brasileira também vai fazer também o translado, a pedido da ONU, dos corpos de mais seis funcionários mortos no atentado e que serão levados para Genebra. O local do velório de Sérgio Vieira de Mello no Rio ainda não está definido.

Aécio Amado