Rio, 19/8/2003 (Agência Brasil - ABr) - Os profissionais de educação das redes municipal e estadual do Rio de Janeiro paralisaram suas atividades por 24 horas. Com o protesto, que faz parte do Dia Nacional de Luta da categoria e contra a reforma da Previdência, mais de 2,2 milhões de alunos foram afetados no Estado.
Os profissionais da rede municipal reivindicam melhores condições de trabalho e a aprovação de um plano de carreira que englobe professores e funcionários administrativos. Já o pessoal da rede estadual pede o pagamento integral do 13º salário de 2002, a contratação de todos os concursados e a incorporação da gratificação do programa Nova Escola ao piso.
Às 11h, os professores e funcionários do município farão um ato público no Centro Administrativo São Sebastião, na Cidade Nova, e os profissionais do Estado realizarão assembléia às 13h, na sede do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura, para definir se haverá um ato público no centro da capital.