Pouso Alegre (MG),18 (Agência Brasil - ABr) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva
anuncia hoje à tarde, no interior de Minas Gerais, o programa do governo para a recuperação, restauração e construção de sete mil quilômetros de rodovias federais no país. Antes de dizer à população brasileira onde essas ações serão implementadas, o presidente Lula vai ver de perto as obras de duplicação da rodovia Fernão Dias (BR-381), no trecho entre Belo Horizonte e São Paulo, que fica localizado perto da cidade de Pouso Alegre.
A preocupação com a infra-estrutura do país foi consenso entre as duas mil entidades da sociedade civil, que durante dois meses discutiram nos 27 estados brasileiros o Plano Plurianual (PPA). No relatório final, o setor rodoviário se destacou pela necessidade de investimentos na construção e recuperação de estradas em todo país. Atento a essa necessidade, o presidente Lula resolveu ir hoje, à cidade de Pouso Alegre, no sul de Minas, para vistoriar as obras de duplicação da rodovia Fernão Dias (BR-381), e de lá dizer de que forma será colocada em prática as ações do governo para melhorar as condições de segurança das rodovias, que permitirá o crescimento econômico do país através de toda a malha rodoviária federal.
Acompanhado do ministro dos Transportes, Anderson Adauto; da Fazenda, Antônio Palocci; do secretário-geral da Presidência da República, Luiz Dulci, e do governador de Minas Gerais, Aécio Neves, o presidente Lula visitará a Fernão Dias, considerada principal rodovia da região que, dos seus 563 quilômetros entre a capital mineira e a paulista, já tem duplicados 528
quilômetros. Para a conclusão da obra, que esteve paralisada desde de outubro do ano passado, faltam ainda duplicar 35 quilômetros.
A rodovia Fernão Dias, que teve a sua duplicação iniciada há cerca de dez anos, faz parte do chamado "Corredor do Mercosul". Ela tem importância estratégica dentro da malha rodoviária federal, já que se apresenta como um dos principais eixos que servem aos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Pela Fernão Dias são transportadas cerca de 20% da produção industrial de Minas e São Paulo. Nela trafegam em média trinta e cinco mil veículos por dia, sendo 50% de caminhões e ônibus.
O governo já investiu na duplicação do trecho mineiro da rodovia Fernão Dias R$ 610 milhões, e R$ 346 milhões no trecho paulista. Os recursos disponibilizados até agora visam melhorar as condições de segurança e reduzir custos de transporte, garantindo assim, o crescimento
das exportações agrícolas e industriais.
A partir da duplicação da rodovia Fernão Dias espera-se uma redução de mais de 55% dos acidentes na BR-381, gerando uma economia de cerca de R$ 100 milhões/ano nos custos diretos e indiretos causados pelos acidentes. Com isso, o governo espera recuperar 50% dos investimentos ao longo dos próximos dez anos.
O aumento da capacidade da rodovia permitirá uma maior circulação de mercadorias gerando um aumento da arrecadação de tributos e significativos incrementos da atividade econômica do país. Outro ponto importante é a redução no tempo de viagem e aumento da segurança, o que
reduz os custos operacionais.