Piloto da Air France é detido em Nova York depois de dizer que tinha uma bomba no sapato

11/08/2003 - 9h58

Brasília, 11/08/2003(Agência Brasil-ABr/Lusa) - Um piloto da Air France foi ouvido nesse domingo(10) por um tribunal nova-iorquino, depois de ter dito, na sexta-feira, a um funcionário da segurança do aeroporto John Kennedy, em Nova York, que tinha uma bomba no sapato.

Philippe Rivere, 51 anos, será julgado sob a acusação de ter reportado falsamente um incidente, tendo saído do tribunal criminal de Queens sob fiança de US$7.500, com instruções da juíza Deborah Stevens Módica para voltar a apresentar-se no próximo dia 22.

Nos Estados Unidos, o crime de perjúrio é punido com até sete anos de prisão.

Rivere, co-piloto do vôo da Air France entre Nova York e Paris, ao passar por uma barreira de segurança teria comentado, de brincadeira, que tinha uma bomba no sapato.

A Air France, por sua vez, disse que os comentários foram "mal-interpretados".

Por causa do incidente, o vôo AF009, que deveria ter saído na sexta-feira à noite, foi adiado e 350 passageiros tiveram de passar mais uma noite em Nova York. Segundo a Air France, um novo piloto teve de viajar da França para pilotar o avião.

Com informações da rádio BBC.