Deputados do PCdoB que votaram contra reforma podem ser punidos

11/08/2003 - 12h07

Brasília, 11/8/2003 (Agência Brasil - ABr) - Os quatro deputados do PCdoB que votaram contra a reforma da Previdência vão ser processados e podem ser punidos. A decisão foi tomada por unanimidade em reunião do Comitê de Política Nacional do partido.

Sérgio Miranda(MG), Jandira Feghali (RS), Alice Portugal (BA) e Afonso Gil (PI) terão prazo para apresentar defesa por escrito junto ao partido. A decisão será anunciada num prazo máximo de 50 dias, após avaliação dos 51 integrantes do Comitê Central. De acordo com o estatuto da legenda, existem seis graus de punição, que vão da advertência pública à expulsão.
Assessores dos parlamentares envolvidos não acreditam na última hipótese, mas preferem aguardar o andamento do processo disciplinar.

A deputada Jandira Feghali deve basear sua defesa no fato de que em 22 anos de partido sempre se pocisionou contra propostas que estavam no texto da reforma da Previdência.
A assessoria da deputada informou que ela votou com tranquilidade, já esperando por alguma punição do partido

A direção do PC do B alega que os deputados desrespeitaram a recomendação de voto, provocando um enfraquecimento político da legenda, que faz parte da base aliada do governo.
Os integrantes do Comitê de Política Nacional redigiram uma resolução condenando a postura dos quatro deputados e ressaltando que a democracia partidária na legenda não pode ser confundida com anarquia.