Rio, 10/8/2003 (Agência Brasil - ABr) - O Centro de Saúde Escolar Germano Silva Faria, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), abriu inscrições para educadores e alunos interessados em participar de processo de alfabetização. O programa, denominado "Brasil Alfabetizado", é uma iniciativa da Fiocruz junto ao Ministério da Educação, com a finalidade de erradicar o analfabetismo na comunidade de Manguinhos, instalada no entorno da Fundação, na zona norte do Rio. As inscrições vão até 15 de agosto, das 8h30 às 16h30, no Centro de Saúde, que funciona no prédio da Escola Nacional de Saúde Pública.
O projeto Fiocruz-MEC segue o modelo do programa Alfabetização Solidária, criado pelo ministro da Educação, Cristovam Buarque, e prevê a alfabetização de duas mil pessoas, através da formação de 134 turmas de ensino.
Para educadores, exige-se certificado de conclusão do Ensino Fundamental (8ª série) e, para alunos, qualquer documento de identificação (CPF/RG/carteira de trabalho ou certidão de nascimento) e idade acima de 15 anos.