Brasília, 4/8/2003 (Agência Brasil - ABr) - O Comitê Olímpico Brasileiro está alterando a
companhia aérea e a rota da viagem dos atletas que estão embarcando no Brasil a caminho de Santo Domigo, para a disputa dos Jogos Pan-Americanos. A mudança é em decorência da proibição do governo dos Estados Unidos de que se passe pelo espaço aéreo americano ou mesmo de que se faça trânsito em aeroportos americanos sem visto de entrada no país. O COB está mudando as passagens dos atletas que estão embarcando no Brasil, da American Airlines
(Brasil-Miami-Santo Domingo), para Copa Airlines (Brasil-Panamá-Santo Domingo), percurso
que já vinha sendo feito pelos atletas que embarcam de São Paulo. Com essa medida, todos os atletas passarão a viajar do aeroporto de Guarulhos pela Copa Airlines.
O COB tenta também, junto à embaixada americana na República Dominicana, que o pré-visto que o atleta recebe como confirmação de credenciamento para os Jogos valha como autorização de trânsito nos Estados Unidos. Para a delegação que já está na República Dominicana e vai voltar ao Brasil, o COB busca outras soluções. No momento, são 120 pessoas na delegação
brasileira sem o visto americano. O presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman, já entrou
em contato com o setor de relações internacionais do Comitê Olímpico Internacional para que se tente uma solução. Já foi feita tambem uma reunião com a American Airlines.
Outra tentativa é transferir todos os atletas que voltariam pela American para a Copa, passando pelo Panamá em vez de Miami. Tenta-se também que a American altere seus vôos,
saindo de Miami e passando por Santo Domingo antes de chegar ao Brasil. O COB acionou ainda a embaixada americana na República Dominicana. A organização quer que a credencial dos Jogos valha como autorização de trânsito nos Estados Unidos.