Brasília, 31/7/2003 (Agência Brasil - ABr) - A proposta do Plano de Desenvolvimento Estratégico para o setor leiteiro está pronta e foi elaborada em parceria entre a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e a Confederação Brasileira de Cooperativas de Laticínios (CBCL). De acordo com o coordenador da Câmara Temática de Leite da OCB, Jacques Gontijo, o trabalho foi feito "com base em pesquisa realizada durante o primeiro semestre deste ano em 288 cooperativas de laticínios. O estudo revela a visão a longo prazo do negócio para as cooperativas e um plano de gerenciamento por diretrizes".
A melhor remuneração dos produtores e o aumento da produtividade cooperativada são as metas principais do Plano. De acordo com Gontijo, a formação de redes de negócios permitirá a interação nas vendas de laticínios e maior poder de negociação na compra de insumos para as cooperativas do setor.
O plano também propõe a criação de índices e indicadores de mercado para orientar as cooperativas, além de um conjunto de políticas e ações para a reestruturação interna e a expansão do setor leiteiro. Entre elas estão a inclusão do leite e seus derivados no Programa Fome Zero, anunciada hoje pelo ministro da Segurança Alimentar e Combate a Fome, José Graziano.
De acordo com o ministro o governo criou o Programa de Incentivo à Produção e ao Consumo de Leite, para fortalecer o pequeno produtor, com preços justos. Neste caso, o leite será comprado pelo Governo Federal e destinado às famílias com renda per capita de até meio salário mínimo. Até o final deste ano serão investidos R$ 100 milhões na compra de leite de bovinos e caprinos. O Programa funcionará numa parceria entre os governo Federal, dos estados nordestinos e de Minas Gerais.
Os produtores de leite querem ainda a inclusão do produto na Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM); melhoria da qualidade da produção de leite dos pequenos produtores e regulamentação da legislação sobre a produção de leite modificado.