Brasília, 30/07/2003(Agência Brasil-ABr/Lusa) - Observações realizadas por satélites da Agência Espacial dos Estados Unidos (Nasa) confirmam que o buraco na camada de ozônio aumenta a um ritmo menos significativo na alta atmosfera desde 1997, indicou nessa terça-feira(29) a Nasa.
Os dados recolhidos pelos satélites SAGE e HALOE, segundo os cientistas, são um sinal encorajador.
Os resultados, que serão publicados em detalhes no Journal of Geophysical Research, são "a primeira indicação de que a taxa de redução da camada de ozônio está mais lenta", indica a Nasa.
Estes dados não significam todavia que a situação pode ser normalizada num futuro próximo, já que "a camada de ozônio continua a diminuir, mas menos rapidamente", segundo informou o diretor de investigações da Agência, Mike Newchurch.
As informações são da agência Lusa.