Lula chega ao porto de Itajaí com três horas de atraso

24/07/2003 - 13h43

Itajaí (SC), 24/7/2003 (Agência Brasil - ABr) - Com mais de três horas de atraso, devido à falta teto para o pouso de helicópteros e aeronaves, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarcou, há pouco, no porto de Itajaí, para participar da cerimônia de lançamento ao mar do navio Metaltanque VI. Lula aguardou três horas em uma sala vip no Aeroporto de Florianópolis até que o tempo melhorasse na cidade e ele pudesse seguir de helicóptero até Itajaí, distante cerca de duas horas da capital catarinense. O presidente acabou optando por fazer o trajeto de helicóptero, numa viagem que durou cerca de 30 minutos.

O navio é a última de uma série de três embarcações especializadas no transporte de gás, e foi construído com financiamento do Fundo de Marinha Mercante do Ministério dos Transportes. O custo total foi de US$ 24 milhões, dos quais 85% foram financiados pelo fundo. A contrapartida da União foi de US$ 65,4 milhões. O empreendimento gerou 1.000 empregos diretos ao longo dos três anos de construção do navio. A primeira-dama Marisa Letícia, madrinha do navio, vai acionar dispositivo especial para batizar a embarcação.

A comitiva presidencial vai visitar as instações do estaleiro do porto de Itajaí, onde o Lula assinará contrato de transporte marítimo entre os grupos MetalNaves e Braskem para viabilizar a substituição de navios estrangeiros de carga por navios brasileiros. O Metaltanque VI tem 123 metros de comprimento e capacidade de transportar mais de 8 mil toneladas de cargas. O porto de Itajaí é o primeiro do continente americano a construir um navio para o transporte de gás. Depois da cerimônia, o presidente Lula segue para o município de Concórdia, onde participa da abertura do III Seminário Brasileiro de Agricultura Familiar.