Brasília, 21/7/2003 (Agência Brasil - ABr) - Com o objetivo de informar e conscientar a população sobre a importância da Previdência Social como garantia de renda dos trabalhadores, está sendo lançada, hoje (21), uma grande campanha nas emissoras de rádio do país. Com o slogan "A Previdência Social é a garantia de renda do trabalhador", o Ministério da Previdência Social pretende esclarecer e sensiblizar a população sobre a importância de contribuir e manter a qualidade de segurado da Previdência. "A cada 10 pessoas que trabalham no Brasil, apenas quatro são filiadas à Previdência. Esse número se deve, principalmente, à falta de informação", informa o ministro Ricardo Berzoini.
Atualmente, 40,7 milhões de trabalhadores não contribuem para a Previdência e estão descobertos do direito de receber benefícios, caso necessitem parar de trabalhar por algum motivo. Incluem-se, nesse número, pessoas com idade entre 10 e 16 anos, sem idade mínima autorizada para o trabalho e alvo dos programas de erradicação do trabalho infantil, e pessoas com mais de 60 anos que não têm condições de contribuir e, por esse motivo, são alvo dos programas de assistência social.
Além desses, a grande maioria (20,4 milhões de pessoas) não reúne condições para se tornar segurada porque está ocupada mas não possui renda, ou recebe menos que um salário mínimo. Nesse montante, incluem-se cinco milhões de trabalhadores rurais que são potenciais beneficiários da previdência rural e 15,4 milhões de pessoas que poderiam vir a ser incluídos nos programas de assistência social para o combate à pobreza.
Restam, então, 18,7 milhões de trabalhadores que reúnem condições para se tornarem segurados. O perfil desse contingente é de pessoas com 30 a 39 anos (27,9% do total), do sexo masculino (67,8% do total), com rendimento entre um e dois salários mínimos (44,6% do total), trabalham na prestação de serviço (27,1% do total) ou no comércio de mercadorias (16,7% do total) e estão nas lojas, oficinas, fábricas, escolas, escritórios, repartições públicas, galpões e outros (44,7% do total).