Brasília, 16/7/2003 (Agência Brasil - ABr) - O ministro da Educação, Cristovam Buarque, voltou hoje a defender a necessidade de valorização dos professores para que todo o sistema de ensino tenha condições de atingir a qualidade necessária. Para o ministro, o professor é o pilar principal da educação e o investimento na capacitação e motivação desses profissionais é essencial para que qualquer mudança aconteça.
"Nas últimas décadas, cada vez que a gente fala em escola se lembra do computador, do prédio, da merenda. Tudo isso é muito importante numa escola, mas o verdadeiro mérito da educação é do professor, e da criança também", disse o ministro.
A defesa foi feita durante a gravação de sua participação na série "Desafio da escola: uma conversa com os professores", que será exibida pela TV Escola, de 11 a 15 de agosto. Cristovam apresentará os principais pontos do programa Toda Criança Aprendendo, lançado no início de junho. "O futuro do Brasil está nas mãos dos professores e a sociedade não tem tratado eles com o direito que eles têm e a obrigação que a sociedade tem, principalmente o governo", argumentou.
Ao todo, serão investidos R$ 143,7 milhões em medidas voltadas principalmente à valorização do professor. Dentro dessa política, o programa direcionado ao ensino fundamental de 1ª a 4ª séries prevê a concessão de bolsas para professores que estejam participando de cursos de aperfeiçoamento. A bolsa será paga pelo MEC e, em troca , estados e municípios terão que desenvolver uma rede que possibilite a formação continuada dos profissionais de educação.
O programa prevê também a criação do Exame Nacional de Certificação, que será adotado no próximo ano. Uma avaliação que será obrigatória para os recém-formados e optativa para os professores já atuantes, que não impedirá o exercício da profissão, mas será um dos requisitos para a concessão das bolsas.
Cristovam Buarque também citou que o programa vai estudar a criação de benefícios sociais adicionais para esses profissionais. Entre eles, linha de crédito para a casa própria e financiamentos para a compra de computadores pessoais.
O Toda Criança Aprendendo é um conjunto de ações emergenciais e de mudanças estruturais no sistema de ensino de 1ª a 4ª séries para romper com o quadro atual da educação no país. Hoje, mais da metade dos alunos da 4ª série, por exemplo, mal conseguem ler e realizar operações básicas de matemática. Cerca de 40% deles apresentam nível de aprendizado abaixo do normal para essa fase de escolarização. Esses dados fazem parte da última pesquisa feita pelo MEC, em 2001.
Para romper com a queda progressiva do rendimento escolar dos alunos registrada nos últimos anos, o programa prevê o aumento de mais um ano no ensino fundamental e o incentivo à aceleração para promover a reintegração das crianças com dificuldades de aprendizagem na série adequada à sua idade. O objetivo dessas duas ações é a correção das distorções atuais e o rompimento desse processo, evitando que ele se repita nos próximos anos.