Brasília, 5/7/2003 (Agência Brasil - ABr) - O Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes - DNIT, já reiniciou os trabalhos de recuperação da sinalização de trechos rodoviários federais em Minas Gerais. Até junho, foram liberados R$ 2,24 milhões em notas de empenho para esses serviços, que vão atender pouco mais de 500 quilômetros de segmentos críticos em estradas federais que cortam o estado. Em dois meses, segundo informa a área de Operações do DNIT em Minas, esses trabalhos deverão estar concluídos.
Os trechos prioritários para esses serviços estão no Triângulo, a BR-050 entre Araguari e a divisa com Goiás; entre Uberaba e o Delta, na divisa com São Paulo; na BR 452, pontos diversos entre Uberlândia e Araxá; na 153 estão sendo feitos diversos serviços de sinalização em pontos recapeados pelo Exército.
Outros trechos beneficiados com o serviço estão na BR 135, no segmento Montes Claros-Bocaiúva; ainda na 135, no Contorno e trevo de Curvelo; na BR 251, região de Unaí; no Anel Rodoviário de Belo Horizonte, especialmente a sinalização horizontal nos trechos recapeados pela Prefeitura; na BR 381 entre Monlevade, Nova Era e Ipatinga; na BR 262, de Monlevade até a divisa com o Espírito Santo; na BR 040, desde o trevo de Ouro Preto até Conselheiro Lafaiete; outros segmentos menores também estão sendo sinalizados nas BR 354, de Caxambu a Pouso Alto; e na BR 460, entre Lambari e São Lourenço.
Para Minas Gerais são necessários R$ 36 milhões visando a melhoria e manutenção da sinalização em boas condições, num total de 8.500 km de malha federal no estado. Segundo a área de Operações da Unidade do DNIT em Minas, a prioridade do trabalho se concentra na recuperação das placas, danificadas ou roubadas, nesses trechos. Além da sinalização vertical, começa a ser feita também a sinalização horizontal, que é a pintura do eixo central dos segmentos rodoviários, com o uso dos chamados tachões.