APEX fecha primeiro balanço do ano superando US$ 79,3 milhões em negócios

04/07/2003 - 7h41

Brasília, 4/7/2003 (Agência Brasil - ABr) - A Agência de Promoção de Exportações do Brasil (APEX-Brasil) fechou o primeiro balanço do ano superando US$ 79,3 milhões em negócios
gerados através de 1.821 empresas em todo o Brasil. Foram 86 eventos internacionais, entre feiras, missões comerciais, projetos compradores e vendedores.

Apoiadas pelos mais de 200 projetos da APEX, pequenas e médias empresas fecharam contratos de venda em vários países, como Rússia, Estados Unidos, Itália, França, China e países árabes. Boa parte desses contratos foram acertados durante as feiras e as missões internacionais onde a Agência ajudou a promover produtos e empresas brasileiras.

"Realizamos 13 missões em seis meses, ou seja, uma média de duas por mês. A nossa estratégia na promoção comercial tem sido audaciosa e agressiva", afirma Juan Quirós, presidente da APEX.

A estimativa para os próximos 12 meses e que esse volume de negócios registrado pela APEX continue crescendo e ultrapasse os U$ 550 milhões. Com o contínuo crescimento das exportações, o presidente da APEX prevê uma geração de 24.439 novos empregos no país ao longo do ano. Empregos criados com o aumento da produção e a entrada de capital.
Conforme orientação do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), a APEX estará investindo no aumento do comércio exterior, elevando o número de empresas que exportam e gerando novos empregos. "Assim como uma empresa, queremos alcançar resultados concretos com os recursos que aplicamos e que neste ano devem chegar a 195 milhões de Reais", explica Quirós.

Nos proximos meses, a APEX estara trabalhando para promover o comercio de pequenas e medias empresas brasileiras nos paises arabes, Italia e Africa do Sul. Duas novas missoes internacionais - paises arabes e Africa do Sul - ja estao definidas e visam aprimorar esses contatos.

O Governo brasileiro - por meio da APEX - acaba de fechar acordo com uma cooperativa de distribuidores nos Emirados Arabes. "Percebemos grande interesse da rede atacadista arabe em importar alimentos, calcados, produtos texteis, material de construcao e joias", observa Quiros.

Na Italia, a APEX contratou uma agencia de promocao comercial da Camara de Industria de Milao - Promos - para realizar pesquisas de prospeccao de mercado por linha de produtos. A ideia e tornar o caminho da promocao comercial naquele pais mais curto. Em principio, os setores also sao os de flores, softwares, alimentos, frutas tropicais, artesanato e ceramica.

Alem disso, a APEX esta investindo na compra de um software especifico para atender a inteligencia comercial e, assim, monitorar cerca de 120 paises. Dessa forma, a Agencia podera informar a setores empresariais no Brasil qual o seu principal mercado externo, quem sao os compradores e os concorrentes, bem como uma analise das questoes que podem interferir na
competitividade de seus produtos, entre outros dados.