Rio, 30/6/2003 (Agência Brasil - ABr) - A população fluminense e os turistas podem contar, a partir de agora, com a Ouvidoria do Turismo, que, além de prestar informações, ouvirá sugestões, reclamações e denúncias de pessoas que visitem o Estado. Com o telefone 2299-9000, a ouvidoria lançada pelo governo do Estado do Rio funcionará de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas, informando sobre hotelaria, transportadoras turísticas, agências de viagem, programação turística e cultural e serviços de saúde, câmbio e orientações jurídicas relativas às atividades turísticas. A Ouvidoria do Turismo, integrada ao Centro de Desenvolvimento do Turismo (Cedetur), também está aberta a receber sugestões, reclamações e denúncias referentes ao turismo no estado.
Além da Ouvidoria do Turismo, o Cedetur logo oferecerá outros serviços, como a Central de Qualificação Profissional, com cursos de capacitação para os profissionais da área; a Central de Atendimento, voltada para novos empreendedores; o Balcão de Empregos e Oportunidades, que vai encaminhar trabalhadores em disponibilidade para empregos permanentes ou temporários no ramo; e um programa de certificação de mão-de-obra e qualificação em serviços de turismo que prevê, ainda, a criação de um selo de qualidade Secretaria do Trabalho/Embratur.