Brasília, 2/6/2003 (Agência Brasil - ABr) - O estudante que ler mais livros durante o período de avaliação ganha o concurso e leva para a casa medalhas, diplomas e até mesmo uma viagem. Essa foi a forma encontrada pelo Sesi, do Espírito Santo, para incentivar a leitura em 10 bibliotecas. O projeto é chamado "Hora de Leitura".
A avaliação é feita a partir da entrega de um caderno de resumo a cada aluno. Ele faz as anotações do livro que ler e bibliotecários analisam. A coordenadora do "Hora da Leitura", Leila Prota, contou ao programa "Falando Francamente", da Rádio Nacional da Amazônia OC, que o projeto só funciona se desenvolvido em conjunto com professores, orientadores pedagógicos, coordenadores e bibliotecários.
"Estamos procurando trabalhar os assuntos atuais, utilizando revistas e jornais. Então o professor trabalha em sala de aula e a bibliotecária complementa o estudo", afirmou Leila.
Outro programa desenvolvido pelo Sesi do Espírito Santo é a "Hora do Conto" oferecido aos alunos da pré-escola e da primeira série do ensino fundamental, que consiste em fazer a difícil tarefa dos pais que não têm mais tempo, ou seja, contar histórias para as crianças. Durante o horário, os auxiliares de bibliotecário lêem contos e uma vez ao mês um contador de histórias é convidado a participar do projeto.