Menores infratores usam a arte para mudar de vida

28/06/2003 - 16h19

Rio, 28/6/2003 (Agência Brasil - ABr) - Adolescentes do Centro de Tratamento de Dependentes Químicos (CTDQ), unidade do Departamento de Ações Sócio-Educativas (Degase) da Secretaria Estadual de Justiça e Direitos do Cidadão, na Ilha do Governador, zona norte do Rio, estão participando de um mutirão para a pintura do centro neste final de semana. Eles são menores infratores usuários de drogas em recuperação na unidade. O trabalho está sendo coordenado pela artista plástica inglesa Jan Platun, com a participação da atriz Renata Sorrah.

A pintura das instalações do centro faz parte do projeto Mudança de Cena, promovido pela ONG People’s Palace Projects (PPP), que desde março vem realizando atividades em cinco unidades fechadas do Degase. O patrocínio é da Loteria Britânica.

Esta é a terceira vez que a artista inglesa trabalha no projeto. Durante as duas últimas semanas os adolescentes participaram de oficinas de artes plásticas com Jan Platun e fizeram quadros que vão decorar o centro.

O diretor da PPP no Brasil, Paul Heritage, disse que a mudança do ambiente vai permitir que os adolescentes se sintam melhor. "Estamos usando todos os tipos de arte para mudar vidas. Quando eles trabalham na reforma vêem que o trabalho dá certo e pode acontecer o mesmo na vida deles. Eles vêem que não está tudo perdido".

O projeto começou em janeiro, com o treinamento de funcionários do Degase, além de 28 agentes dos CRIAMs, do Pólo de Liberdade Assistida e da Fundação Social Jovem Cidadão. A expectativa é trabalhar com mil jovens nos próximos três anos.