Brasília, 28/6/2003 (Agência Brasil - ABr) - Prefeituras de 29 cidades receberam, esta semana, R$ 4,8 milhões da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), para investimentos na melhoria da qualidade de vida das populações carentes. Os projetos aprovados são os de abastecimento de água, sistema de esgoto, controle da doença de chagas e os de melhorias sanitárias domiciliares, que inclui a construção de banheiros com vaso, pia e chuveiro nas casas de famílias de baixa renda.
O Presidente da Funasa, Valdi Camárcio Bezerra, disse que os recursos liberados irão para as seguintes prefeituras, em 13 estados: Branquinha, Japaritinga e Piaçabuçu, em Alagoas; Senhor do Bonfim, Serra Preta e Vitória da Conquista, na Bahia; Baturité e Morrinhos, no Ceará; Januária, Porteirinha e Riachinho, em Minas Gerais; Comodoro e Cuiabá, no Mato Grosso; Cruz do Espírito Santo, Salgado e São Sebastião de Lagoa de R., na Paraíba; Bom Conselho e Carnaubeiras da Penha, em Pernambuco; Água Branca, Cristino de Castro, Júlio Borges, Novo Oriente do Piauí e Pavussu, no Piauí; Coronel Vivida, no Paraná; Vilhena, em Rondônia; Boa Vista, em Roraima; Itapira, em São Paulo; e Axixá do Tocantins, no estado de Tocantins.
Valdi Camárcio Bezerra disse ainda que na liberação de recursos para projetos tão dispersos, como esses, é importante a participação da sociedade para fiscalizar a sua destinação. "Quando o dinheiro público é aplicado corretamente a população sente os benefícios, melhorando a qualidade de vida. Por isso, vereadores, membros dos Conselhos de Saúde e representantes do Ministério Público, devem ficar atentos para que não ocorram desvios das verbas públicas", afirmou.