Uchoa destaca importância do diálogo entre pais e filhos para evitar uso de drogas

26/06/2003 - 13h40

Brasília, 26/6/2003 (Agência Brasil - ABr) - A falta de diálogo entre pais e filhos sobre os perigos do consumo de drogas foi um dos assuntos abordados pelo secretário nacional Antidrogas, Paulo Roberto Uchoa, hoje, no encerramento da V Semana Nacional Antidrogas, que discutiu o tema "Quando a família chega perto, a droga fica longe". Uchoa lembrou um trecho do discurso feito pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante o Fórum Mundial, em janeiro deste ano, sobre a conduta dos pais que preferem culpar os amigos e os vizinhos a procurar os filhos para discutir com os filhos quais os problemas que os levaram a usar entorpecentes.

Durante a solenidade, foram premiados os trabalhos de crianças e jovens sobre o combate às drogas. Para os cartazes, o tema era 'Sou vivo, não uso drogas'; para fotografias, 'Uma máquina na mão e uma imagem de prevenção'; para jingle, 'Prevenir é cantar coisas boas da vida' e para jornalismo, 'A informação é a melhor prevenção'.

"Essas crianças são o nosso futuro e desejamos que elas já sintam o efeito da integração sociedade e governo em prol de que sejam educadas e preparadas para dar uma resposta e tomar com responsabilidade uma decisão sobre o uso de drogas", disse Uchoa, completando que a finalidade de integrar as políticas públicas já foi cumprida.