Brasília, 26/06/2003(Agência Brasil-ABr/Lusa) - O consumo de heroína e cocaína mostrou tendência de baixa no último ano, ao contrário das drogas sintéticas e maconha cujo consumo continua a crescer no mundo, segundo o relatório anual da Agência das Nações Unidas contra Droga e o Crime (UNODC).
"O consumo de heroína e cocaína diminuiu, sobretudo na Europa, onde aumentou muito o consumo das drogas sintéticas, o que também se detectou nos Estados Unidos, afirmou quarta-feira o responsável da UNODC, Antônio Maria Costa, na apresentação do relatório em Paris.
Depois de um período de queda, o consumo de drogas sintéticas voltou a aumentar ligeiramente na Europa ocidental, que é o principal mercado dessas substâncias, segundo a ONU.
Em linhas gerais, o tráfico de heroína estabilizou na Europa ocidental e Estados Unidos, diminuiu na Europa oriental e Médio-Oriente e aumentou na Rússia e no Leste e Sudeste da Ásia.
O consumo de cocaína cresceu ligeiramente na Europa oriental, México, Brasil, Chile e Equador, tendo diminuído na Colômbia, América Central, Bolívia e Peru.
As informações são da agência Lusa.