Brasília, 26/06/2003 (Agência Brasil-ABr/Lusa) - Quatro dos seis soldados britânicos mortos terça-feira no sul do Iraque foram executados após se renderem na sequência de confrontos com manifestantes, noticia hoje a imprensa britânica.
Os soldados, cuja missão era treinar a nova polícia iraquiana, foram mortos em Al-Majar Al-Kabir, no sul do Iraque, perto de um posto da polícia, em circunstâncias ainda não totalmente esclarecidas. Mas, segundo testemunhas, incluindo um jornalista iraquiano, quatro soldados que se renderam após a morte de dois outros foram executados com tiros na cabeça.
Segundo os jornais britânicos, os soldados mortos terça-feira(24) tinham-se deslocado àquela localidade para discutir os uniformes dos futuros policiais.
Os habitantes de Al-Majar Al- Kabir, que durante a guerra se renderam sem oferecer resistência às forças da coalizão, teriam se revoltado depois que soldados britânicos terem realizado buscas em casas da região a procura de armas, acompanhados de cães, o que a religião islâmica considera impróprio.
As informações são da agência Lusa.