Presidente do Sebrae-SP diz que a reforma não vai aumentar a carga tributária

26/06/2003 - 9h40

São Paulo, 26/6/2003 (Agência Brasil - ABr) - O presidente do Sebrae-SP, Alencar Burti, disse acreditar no ministro da Fazenda, Antonio Palocci, quando afirma que a reforma não irá aumentar a carga tributária. Segundo Burti, o ministro é muito inteligente para não cumprir uma palavra e, em conseqüência, perder uma base de apoio que é o empresariado. "O governo não tem condições de trair os empresários que são a grande base sólida que ele tem. Eu confio na palavra do Palocci", repetiu.

O presidente do Sebrae concorda com a reivindação do empresariado para estabelecer um teto para que a carga tributária não exceda a 35% do PIB. Alencar Burti comentou também a divulgação das medidas do governo para incentivar o microcrédito. "A possibilidade de utilizar o depósito compulsório dos bancos facilita a concorrência entre as instituições financeiras e deve fazer com que aconteca a redução dos juros", destacou o empresário, lembrando que "a pequena redução dos juros, esse estímulo para que o crédito seja massificado cria uma expectativa de que o governo está sensível e quer ativar a economia", disse.

O presidente do Sebrae participa do I Congresso da Indústria Paulista. Alencar Burti não vê relação entre o cancelamento da participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no evento, com a manifestação de empresários, ontem, em Brasília. O ministro Antonio Palocci fala no evento sobre a reforma tributária e as perspectivas do governo federal para a retomada do desenvolvimento.