Pellegrino nega que PT esteja aliciando deputados do PSDB

26/06/2003 - 18h51

Brasília, 26/06/2003 (Agência Brasil - ABr) - O líder do PT na Câmara, deputado Nelson Pellegrino (PT-BA), negou hoje que o Partido dos Trabalhadores esteja "aliciando" deputados do PSDB com o objetivo de aumentar a bancada aliada no Congresso Nacional. "O PT não patrocina a política de aliciamento de parlamentares. O PT foi oposição oito anos ao governo Fernando Henrique Cardoso e não perdeu nenhum parlamentar, porque nossos integrantes têm consistência política e identidade partidária. Se o PSDB não consegue manter os deputados e tem parlamentares que não concordam em ser oposição porque querem apoiar o governo do presidente Lula, o governo e o PT não podem fazer nada em relação a isso", enfatizou Pellegrino.

Desde o início do ano, o PSDB já perdeu 16 parlamentares que migraram para legendas como o PTB e o PL - que são aliadas do governo Lula. Só ontem, sete deputados do PSDB deixaram o partido, no dia em que a legenda comemorou 15 anos.

"O governo do presidente Lula tem apoio da população hoje, pela legitimidade, e esses parlamentares querem apoiar o governo, acham importante apoiar o governo", disse Pellegrino.

Na avaliação do líder, a "debandada" de parlamentares é um problema interno do PSDB. Ele admitiu, porém, que o PT não vai fechar as portas a novos membros que possam ampliar a bancada aliada no Congresso. "O PT não busca parlamentares, mas nós não vamos impedir que nenhum parlamentar apóie o governo do presidente Lula", disse Pellegrino.