Governo discute implantação de bancos de alimentos em todo o país

26/06/2003 - 13h12

Brasília, 26/6/2003 (Agência Brasil - ABr) - O combate ao desperdício de alimentos é um aliado para resolver o problema da fome no Brasil. Todos os anos, 1,3% do Produto Interno Bruto (PIB) do país ou R$ 12 bilhões são jogados no lixo, na forma de comida. Para diminuir o estrago causado pela cultura do desperdício, foram criados há quatro anos os bancos de alimentos, que funcionam como uma ponte para levar os alimentos que sobram, desde a colheita até as residências, às entidades assistenciais.

No Brasil, existem 15 bancos de alimentos, mas o ministério da Segurança Alimentar e Combate à Fome quer chegar a 100 bancos até 2006. Em um ano, o governo espera ter uma unidade dessas em cada uma das capitais brasileiras.

Cada banco de alimento é capaz de gerar por mês 50 toneladas de alimentos, o que equivale a reforçar a refeição de 200 mil brasileiros com fome. Segundo o coordenador do programa do Ministério, João Tadeu, serão preparadas cartilhas para orientar as prefeituras e instituições que se interessarem por montar um banco de alimentos.

O Ministério de Segurança Alimentar vai investir cerca de R$ 40 mil para a instalação de computadores e balanças em cada unidade. As Prefeituras terão de disponibilizar um local e o transporte dos alimentos.

Hoje e amanhã, técnicos do Ministério estão reunidos no Sesc, em Brasília, para discutir a melhor forma de elaboração do material de apoio. (Lilian Tahan)