Éstá pronto programa de desenvolvimento e inclusão social de Acauã (PI)

26/06/2003 - 19h17

Brasília, 26/6/2003 (Agência Brasil - ABr) - O Plano de Desenvolvimento Sustentado e Inclusão Social de Acauã foi concluído nesta quarta-feira (25), no município de Acauã (PI). A coordenadora estadual do Programa Fome Zero, Rosângela Sousa, apresentou as ações estratégicas para a aprovação da população do município, com a participação de representantes de vários órgãos dos governos federal, estadual e municipal, representantes da sociedade e lideranças comunitárias.

Rosângela Sousa argumentou que aceitou participar desse trabalho porque estava consciente da sua importância. "Foi um trabalho todo planejado para ser desenvolvido junto aos municípios. Foi feito com o máximo de seriedade, durante dois meses, com os técnicos aqui no município de Acauã trabalhando junto com a comunidade, com a população e as organizações sociais", destacou.

A partir do Plano, foi elaborada uma agenda de proposições para negociar recursos com o Governo do Estado. Uma das prioridades apresentadas pelo município diz respeito à agricultura familiar e criação de pequenos animais, dentro do eixo de produção econômica.

"Nós, do Programa Fome Zero, juntamente com a Embrapa, Secretaria de Desenvolvimento Rural, Emater, PCPR e outros parceiros, estamos já há alguns dias trabalhando para apresentar ao Ministério de Segurança Alimentar e Combate à Fome um projeto nessa área", enfatizou a coordenadora do Programa. Ela apresentou projeto idêntico ao Ministério de Desenvolvimento Agrário para realizar o mais rápido a criação de pequenos animais em Acauã, a começar pela galinha caipira.

Entre os resultados positivos, ela destacou o processo de organização do povo. O Plano de Desenvolvimento Sustentado tem sua execução a cargo do poder público, mas também com a participação da sociedade civil.

Quanto aos indicadores sociais, revelou que se verifica alguma melhora no índice de alfabetização, na medida em que, somente em Acauã, está sendo concluído o processo de alfabetização de 480 adultos e jovens. Em Guaribas (PI), os resultados também são satisfatórios nessa área. Ela considera um indicador muito importante porque a educação do povo é extremamente fundamental para a melhoria da qualidade de vida. Outra atividade relevante é a feira livre, que deve ser inaugurada dentro de 30 dias, por solicitação das comunidades.

A coordenadora do Programa Fome Zero enfatizou que são coisas extremamente importantes. "Estamos começando com pequenas mudanças, mas, sobretudo, contribuindo para a organização do povo", afirmou.

Em Guaribas, o Plano já foi concluído e aprovado pela população, com a participação de 1.500 pessoas no evento cultural. Foram, em média, 150 participantes por oficina realizada nas principais regiões do município, apresentando como diretrizes básicas: estruturação da agricultura familiar (com incremento da caprinocultura, apicultura e cajucultura); a geração de oportunidades de renda; turismo ecológico e artesanato; a estruturação e o fortalecimento da sociedade civil, para a participação nos mecanismos de gestão pública; e o associativismo.

O PCPR, segundo o diretor-executivo Francisco Limma, está apoiando Acauã e Guaribas na liberação de projetos no montante de R$ 733 mil, beneficiando diretamente 1.127 famílias na melhoria do sistema de abastecimento d'água, universalização da energia e mecanização agrícola.