Rio, 26/6/2003 (Agência Brasil - ABr) - O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou hoje, nesta capital, financiamento ao projeto que vai duplicar a produção do abatedouro de frangos da Cooperativa Agrícola Mista Vale do Piquiri (Coopervale), segunda maior cooperativa agropecuária brasileira, que passará de 150 mil aves/dia para 300 mil, gerando 1.500 novos empregos diretos. O projeto tem potencial para exportar 50% da produção adicional de derivados de frango, informou a Gerência de Imprensa do BNDES.
O financiamento do Banco é de R$ 20 milhões, o que corresponde a 24,6% do investimento total no projeto, estimado em R$ 81,1 milhões, e atende as diretrizes estabelecidas pela nova diretoria da instituição, que priorizam iniciativas que gerem empregos e divisas, por meio de uma maior competitividade no mercado externo.
A Coopervale iniciou suas atividades no segmento da avicultura em 1997. As vendas externas evoluíram de 5,6% da produção total, em 2001, para 23% no ano passado, atingindo mercados da Alemanha, Kosovo, Inglaterra, Holanda, Itália, China, Argentina, África do Sul, Espanha, Japão, França, Bulgária, Haiti e Suíça.