Comissão vai analisar reconhecimento de cursos superiores no Brasil e na França

25/06/2003 - 21h45

Brasília, 25/6/2003 (Agência Brasil - ABr) - A comissão que vai analisar o reconhecimento bilateral dos cursos superiores entre Brasil e França será instalada em agosto. A decisão foi tomada hoje, último dia da Conferência Mundial de Educação Superior + 5, realizada desde segunda-feira (23), em Paris, França. Para o secretário de Educação Superior do Ministério da Educação, Carlos Roberto Antunes dos Santos, a iniciativa representa um avanço no acordo para o reconhecimento dos diplomas.

"Os catedráticos franceses consideram as universidades públicas brasileiras de bom nível", afirmou o secretário após encontro no Ministério da Juventude, da Educação Nacional e da Pesquisa da França. Participaram da reunião professores e especialistas franceses, além do encarregado das relações internacionais do Ministério de Educação da França, professor Jaques Philipe Saint Gerand.

O ministro Cristovam Buarque participou hoje do seminário Programa Educacional para os Desafios do Brasil Atual, na Maison des Sciences de L'Homme, escola de nível superior onde Cristovam Buarque estudou. O evento foi promovido por Ignacy Saches, professor orientador da tese de doutorado defendida pelo ministro. O debate, que teve a duração de duas horas e meia, foi acompanhado por bolsistas brasileiros e franceses.