Brasília, 26/6/2003 (Ag~encia Brasil - ABr) - O presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Geraldo Magela Agnelo, reclamou hoje que está na hora de o presidente Luiz Inácio Lula da Silva apresentar projetos concretos para a área social. Dom Geraldo concorda que "só Deus pode atrapalhar os planos do governo", como declarou o presidente na terça-feira (24), durante solenidade na Confederação Nacional da Indústria (CNI).
O pedido de urgência no desenvolvimento de projetos na área social foi feito essa manhã, durante audiência do presidente Lula a quatro bispos da CNBB. "Nós pedimos urgência para que nosso povo tenha condições de sobreviver dignamente. A miséria e a fome no país não podem aumentar", afirmou D. Geraldo Magela. Ele revelou que o presidente disse que está procurando as soluções e apresentará, em breve, planos concretos.
Sobre as freqüentes declarações do presidente Lula pedindo calma, Dom Geraldo Magela disse que não se pode cobrar resultados imediatos, mas que o presidente sabe que "agora está no tempo de ele apresentar seus projetos".
Segundo Dom Geraldo Magela, o presidente Lula estava certo ao afirmar que só Deus poderia impedir seu governo de realizar as medidas que considerar necessárias para o país. "Só Ele pode impedir de fato as reformas (tributária e previdenciária), quando elas não estão nos planos de Deus".
O presidente da CNBB não considera inadequada a maneira com que o presidente Lula se refere a Deus. "Se ele quer usar o nome de Deus em vão, se ele quer usar do nome de Deus para justificar algo ou como se fosse um messiânico, isso a gente não pode aceitar. Mas não é nesse sentido. Ele não usou do nome de Deus em vão e não como um messias", disse.