BC destaca sinais de queda nos juros médios para pessoas físicas e jurídicas

26/06/2003 - 12h22

Brasília, 26/6/2003 (Agência Brasil - ABr) - O chefe do Departamento Econômico do Banco Central, Altamir Lopes, destacou há pouco que há sinais de queda nas taxas médias de juros cobradas para pessoas físicas e jurídicas. E avaliou que essa queda tem a ver com todo um conjunto, incluindo a redução de 0,5 ponto percentual na taxa Selic e a questão concorrencial no sistema financeiro, principalmente os movimentos mais pontuais dos bancos públicos.

Lopes admitiu que foi tímida a redução da taxa média de juros cobrada nas operações de crédito, em maio, com relação aos patamares em que se encontra, mas que foi razoável para as pessoas físicas. A taxa média geral de juros, no mês, ficou em 57,8% ao ano, com queda de 0,1 ponto percentual e para as pessoas físicas foi registrada redução de 1,4 ponto percentual, no mês, chegando a 83,7% ao ano.

O impacto das medidas anunciadas ontem para o microcrédito sobre o total de créditos do sistema financeiro, segundo Lopes, será pequeno. Mas o chefe do Departamento Econômico do BC concordou que essas novas medidas provocarão alguns movimentos, do ponto de vista da concorrência, e que isso também levará, associado à redução da taxa Selic, a uma queda das taxas médias de juros cobradas nas operações de crédito.