Base aliada confia que reformas serão aprovadas pelas comissões até agosto

26/06/2003 - 17h19

Brasília, 26/6/2003 (Agência Brasil - ABr) - A expectativa da base aliada do governo é que as propostas de mudanças na Previdência e na área tributária sejam aprovadas até agosto, nas comissões especiais da Câmara. "As reformas da Previdência e Tributária, propostas pelo Executivo, estão andando e a convocação extraordinária do Congresso Nacional em julho repõe a tramitação dentro do calendário que o governo deseja cumprir, que é aprovação das reformas ainda neste ano". A afirmação é do líder do governo na Câmara, deputado Aldo Rebelo (PC do B/S|P), em entrevista exclusiva à Agência Brasil.

Segundo Aldo Rebelo, os cronogramas definidos pelas Comissões Especiais das Reformas Tributária e da Previdência estão sendo cumpridos na Câmara. Ele admite que o calendário é virtual, sujeito a injunções políticas, ao esforço da oposição de obstruir e de protelar. "Mas o governo confia na sua base parlamentar e na capacidade dessa base de assegurar o cumprimento desse cronograma e garantir a votação das reformas e a sua aprovação definitiva ainda este ano". Após serem analisadas e votadas pelas Comissões Especiais, as reformas propostas pelo governo vão ser apreciadas pelo plenário da Câmara. Depois, serão encaminhadas para o Senado.

Sobre as declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na última terça-feira (24), na Confederação Nacional da Indústria, Rebelo explicou que "as palavras do presidente foram mal compreendidas por alguns setores, mas depois o presidente Lula repôs o seu conceito sobre o Congresso e o Judiciário e acredito que essa manifestação dele já desfez os mal entendidos".