Anvisa encontra dono de laboratório de gel oftalmológico que provocou cegueiras

26/06/2003 - 19h30

Brasília, 26/6/2003 (Agência Brasil - ABr) - A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), do Ministério da Saúde, em ação conjunta com as vigilâncias sanitárias do estado de Goiás e da Prefeitura de Goiânia, conseguiu localizar e interrogar um dos donos do laboratório clandestino Lens Surgical. O laboratório foi o responsável pela fabricação do gel oftálmico Methyl Lens Hypac 2%, suspeito de ter causado cegueira em pacientes operados de catarata em hospitais do Rio de Janeiro.

José Soares da Silva foi localizado por meio de num cruzamento de informações realizado entre a Anvisa e as vigilâncias goianas. Seu nome constava como um dos três sócios do Lens Surgical e também como dono da distribuidora de lentes oculares Lens, estabelecida em Goiânia, que atuava irregularmente na cidade desde dezembro, pois não tinha autorização de funcionamento.

Em interrogatório inicial, realizado na sede da vigilância de Goiás, Soares admitiu que fez parte do quadro de sócios da Lens Surgical. Na oportunidade, recebeu uma intimação para comparecer à agência em 48 horas e informar, entre outros, o local de produção das 6.704 unidades do produto, esclarecer e comprovar a relação existente entre as três empresas, cujo endereço é o mesmo da Lens Surgical, e entre essas e a Medphacos, que distribuiu o gel, além de encaminhar cópias das notas fiscais de venda do produto para a distribuidora no período de 2001 a 2003.

As informações fornecidas por Soares à Vigilância Sanitária serão usados no processo administrativo sanitário que apura a fabricação, venda, distribuição e uso de produto clandestino e serão enviadas à Polícia e ao Ministério Público para embasar os processos cíveis e criminais nessas instâncias. A vigilância municipal de Goiânia mantém interditada a distribuidora Lens.