Rio, 26/6/2003 (Agência Brasil - ABr) - O Projeto de Bioeletricidade da Eletrobrás, cuja implantação começa pelo Amazonas, será anunciado amanhã (27), em Manaus, pelo presidente da estatal, Luiz Pinguelli Rosa, no II Fórum Amazônico de Meio Ambiente e Desenvolvimento, aberto hoje. O projeto tem o objetivo de substituir o óleo diesel por biodiesel na geração de energia.
De acordo com informação divulgada hoje, no Rio, pela Eletrobrás, as Centrais Elétricas do Amazonas (Ceam), controlada pela Eletronorte, substituirá progressivamente o combustível utilizado nos 91 sistemas isolados sob sua responsabilidade por biodiesel extraído da mamona e do dendê. A Ceam fornece energia para todo o Amazonas, com exceção de Manaus. Hoje, o país gasta, na região, cerca de R$ 2 bilhões por ano com a compra de diesel para atender aos sistemas isolados.
"Além de economia de divisas, o projeto estimulará a economia da Amazônia porque aumentará a atividade agrícola para a produção de biomassa, sem agredir o meio ambiente", diz Pinguelli Rosa, lembrando ainda que a troca de óleo diesel por biodiesel evita a emissão de gases poluentes que contribuem para o aquecimento do planeta, provocando mudanças climáticas. A implantação do projeto dará à Eletrobrás direito de obter créditos pela redução da emissão de dióxido de carbono para a atmosfera em acordos internacionais.