Três ministros tomam posse no STF

25/06/2003 - 17h17

Brasília, 25/6/2003 (Agência Brasil - ABr) - O novo ministro do Supremo Tribunal Federal, Carlos Ayres de Britto é advogado e professor da Universidade Federal de Sergipe. Foi Procurador Geral de Justiça daquele estado entre 1983 a 1984, Procurador do Tribunal de Contas de Sergipe de 1978 a 1990 e Conselheiro Federal da OAB, de 1985 a 1989, e em 1993 e 1994. Ayres Britto é especialista em Direito Constitucional e autor de livros como "Interpretação e Aplicabilidade das Normas Constitucionais" e "Comentários à Constituição Brasileira de 1988".

Outro ministro que tomou posse é o Procurador da República, Joaquim Benedito Barbosa Gomes, 48 anos, conhecido por sua atuação sobre a ação afirmativa contra o racismo. Barbosa Gomes é o primeiro negro a ocupar o cargo de ministro no STF. Ele é autor do livro "Ação Afirmativa e Princípio Constitucional da Igualdade". O novo ministro é mineiro de Paracatu, e se formou em Direito pela Universidade de Brasília em 1979. Tem mestrado em Direito Constitucional, Direito Administrativo e Direito Público Comparado, e é Doutor em Direito Público pela Universidade de Paris. Barbosa Gomes já trabalhou como advogado no Rio de Janeiro, EUA e França, como gráfico do Senado e Oficial de Chancelaria do Itamaraty. Atualmente é membro consultor da Care-Organização Não Governamental de Combate a Pobreza e Defesa de Políticas Desenvolvimentistas. Fala fluentemente francês, inglês e alemão, e prestava consultoria jurídica em nível nacional e internacional.

O terceiro ministro empossado nesta tarde é o desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo, Antonio Cezar Peluso, 60 anos. Paulista, Peluso é responsável pela implantação do Centros Integrados de Cidadania (CIC) na Justiça de São Paulo.