Rio, 25/6/2003 (Agência Brasil - ABr) – Termina no próximo dia 30 o prazo para que as instituições financeiras inscrevam seus profissionais na etapa de pré-testes do Programa de Certificação Andima, lançado pela Associação Nacional das Instituições do Mercado Financeiro em maio passado, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas e a empresa Prepona Testing & Training Management. Nesta etapa, serão testados os funcionários indicados pelas instituições financeiras, de modo a adequar o projeto às necessidades do mercado, informou hoje, à Agência Brasil, a Assessoria de Imprensa da Andima.
A certificação dos profissionais ligados à venda e à intermediação é uma prática comum nos países desenvolvidos e tem o objetivo de melhorar o atendimento nas diversas áreas de atuação do mercado. No Brasil, a Resolução 3.057/2002 do Conselho Monetário Nacional tornou obrigatório o exame de certificação para os empregados de instituições financeiras e demais empresas autorizadas pelo Banco Central a funcionar no desempenho de atividades de distribuição e mediação de títulos, valores mobiliários e derivativos.
A Resolução prevê que anualmente, a partir de 2003, pelo menos 25% de funcionários de cada instituição recebam certificados, de modo a concluir o processo até 2006. O presidente da Andima, Edgar da Silva Ramos, acredita que a iniciativa vai beneficiar entre 80 mil e 100 mil pessoas. O Programa de Certificação Andima tem início previsto para agosto. Os testes serão repetidos a cada quatro anos.