Curitiba, 25/6/2003 (Agência Brasil - ABr) - O ministro da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social, Tarso Genro, e o governador do Paraná, Roberto Requião, participaram nesta quarta-feira, em Curitiba, do I Encontro de Presidentes de Empresas do Paraná, promovido pelo Instituto Paraná de Desenvolvimento. Durante o encontro com os empresários, o governador explicou que hoje a situação do Paraná é uma das mais difíceis entre os estados brasileiros. "Temos um baixo Índice de Desenvolvimento Humano em nossos municípios e perdemos muitos empregos com carteira assinada", afirmou.
O ministro Tarso Genro elogiou as iniciativas que o governador vem tomando e afirmou que a mudança na situação do país vai acontecer a partir das reformas que estão sendo propostas pelo governo federal e da reorganização das relações entre governo e sociedade. Segundo ele, as mudanças passam pelo entendimento com os empresários, com a iniciativa privada e com muita negociação. Admitiu no entanto que nem sempre as negociações irão agradar a todos. "Nem todo mundo vai estar satisfeito. Um processo dessa natureza exige abdicações".
O ministro ressaltou que, com o apoio de aliados como o governo do Paraná, opinião pública, iniciativa privada, é possível mudar a realidade do Brasil de país falido para um patamar de democrático desenvolvido.