Brasília, 25/6/2003 (Agêncua Brasil - ABr) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anuncia, às 10h, no Salão Leste do Palácio do Planalto, a convocação extraordinária do Congresso Nacional. O objetivo é evitar a interrupção da contagem de prazo para a votação das propostas de reforma tributária e previdenciária. Depois, anuncia, também, um conjunto de medidas que ampliam a oferta de crédito para pequenos empreendedores, tomadores de empréstimo e sindicatos. Durante a cerimônia, a Caixa Econômica Federal divulga a redução para 2,5% dos juros de empréstimos a clientes de baixa renda (atualmente, essa taxa é de 4,5%). Além disso, o governo cria linha de crédito de R$ 250 a R$ 5 mil para pessoas físicas e micro-empresários.
Às 15h, Lula recebe o líder da Frente Ampla do Uruguai, Tabaré Vasquez, e, no final da tarde,
fala no encerramento do 2º Congresso Brasileiro de Agribusiness, no Palácio do Itamaraty. O congresso discute as estratégias do agronegócio, nos próximos anos, e a pauta de exportações para o setor.
Ele encerra os compromissos de hoje, participando, às 20h, no Gran Bittar Hotel, do 1º Seminário de Infra-Estrutura para o Desenvolvimento Sustentável. Os ministros da Secretaria Geral da Presidência, Luiz Dulci, e das Cidades, Olívio Dutra, e o presidente do PT, José Genoino, estarão presentes. Os debates serão iniciados amanhã e seguem até sexta-feira, das 9h às 17h30. Serão discutidas a infra-estrutura na América Latina, os seus principais problemas e sugestões para o desenvolvimento.